terça-feira, 2 de setembro de 2008

História da História - Buttonikka

Toda história tem a sua história, e muitas vezes essas coisas ficam meio de lado quando a gente produz as nossas.

Pensando nisso, e também no que eu colocaria no blog para demonstrar o que e como eu quero mostrar os trabalhos por aqui, decidi começar com uma das minhas histórias.

Buttonikka é uma história que eu criei em 2003, no meio de uma caminhada da Faculdade para o ponto de ônibus. É um daqueles estalos que você tem no meio do nada e depois vai crescendo dentro de você, sabe?

Chegando em casa, peguei um caderno e comecei a anotar tudo, idéias, personagens, perfis... Foram meses de planejamento. Pretendo comentar sobre cada história mais pra frente.

Mas só em 2004 que eu comecei a desenhar a primeira história.

capa do primeiro Buttonikka: para ler a história, clique aqui

Claro que os desenhos eram fracos, pense: um ser que como eu só havia desenhado bichos mais comics para fazer histórias, e só bichos até então, se mete a desenhar um mangá... é, eu me esforcei bastante, apesar dos pesares...

Na época participei de alguns eventos de anime locais (Curitiba) e até que vendi bem as xerox da minha suada historinha...

Logo depois disso, comecei a fazer o número 2:

capa do Buttonikka 2: para ler a história, clique aqui

Aqui eu inventei de usar retícula digital, bem, na verdade eram umas texturas do Photoshop, pra dar um visual diferente, mas não sou muito fã de retícula... mas a nível de experiência, foi válido.

Nessa etapa, já tinha um bom número de leitores, enviava o fanzine (a revistinha) pelo correio para vários lugares, trocava cartas...

Mas então, graças a diversos fatores, houve uma pausa de alguns anos na produção.

Até tentei fazer a capa do terceiro número, mas não passou disso.

capa do terceiro Buttonikka, que nunca usei... (ainda bem!)

Depois de muitos altos e baixos (mais baixos que altos), em 2007, voltei com o projeto, mas dessa vez, o desenhista não era mais eu, e sim meu antigo colega de faculdade, e agora namorido, o Cris.

Claro que isso causou uma certa polêmica entre o pessoal que já acompanhava o Buttonikka desde meus rabiscos. Mas a decisão foi tomada por diversos fatores, como a questão do trabalho ser feito com cores, ser uma webcomic assumida, pois antes era um fanzine, entre outros.

entrada de capítulo do Buttonikka 3,
deixamos a capa de lado por momento:
para ler a história, clique aqui


Nada ainda é definitivo, pois desde o ínicio eu trato Buttonikka como uma história laboratório, onde a ênfase no ínicio era a história, e agora pretende-se fazer uma unidade entre arte e história.

Ninguém garante que ela pode voltar a ser preto e branca, ou continuar colorida... a arte é dinâmica, e realmente é preciso experimentar para se chegar em algum lugar...

Em breve pretendo comentar cada uma das histórias em separado, mas essa... já é uma outra história...



5 comentários:

Shukin Hekon disse...

Uia! Os links originais de Buttonikka! Eu vou ler porque o capítulo 3 tá cool :3
XD
E eu criei um blog também! Mas ele tá feio... T_T
XD
Eu linkei seu blog... :3 XD

Anônimo disse...

nhaaa faz mesmo mt mt tempo..na verdade mais de um ano né não? o.o mas k bom k vc voltou^^quer trocar links?

ah buttonika..queria ter flashs assim a caminho da faculdade x.x

well atualizei..passa la dps?

bjuuu

Unknown disse...

Ah, brigada! Fiquei feliz que esteja gostando!

Já adicionei seu blog também! ^^

Unknown disse...

Pode deixar amiga, sempre que puder, vou dar uma passadinha... estou com uns probleminhas essa semana...

vamos trocar sim!!

Ricardo Lopes disse...

Nossa, tipo minha história com os desenhos se indentifica muito com a sua, meus primeiros personagens eu criei, quando cursava "Letras", seus trabalhos são magníficos!

Template by : kendhin x-template.blogspot.com